Skip to main content
Maio 26, 2025

AF & VMotorsport vencem duas das três corridas da Porsche Sprint Challenge Ibérica disputadas em Monteblanco

  • Depois de uma vitória alcançada na corrida Endurance na primeira jornada da Porsche Sprint Challenge Ibérica, a AF & VMotorsport deixa a sua marca em Monteblanco com duas vitórias em três corridas
  • Dylan Pereira e André Fernandes estiveram em excelente plano ao longo do fim de semana da segunda jornada da competição organizada pela P21 Motorsport, apesar de uma inusitada penalização de 20 kg aplicada pelo facto de Dylan Pereira ser piloto FIA/Gold
  • A dupla José Barros e Nuno Batista conheceram um fim de semana atribulado saindo da jornada disputada em Espanha com alguma frustração

AF & VMotorsport esteve este fim de semana no Circuito de Monteblanco para cumprir as três corridas da segunda jornada a contar para a Porsche Sprint Challenge Ibérica com dois Porsche 992 GT3 Cup entregues às duplas André Fernandes/Dylon Pereira e José Barros/Nuno Batista.

À chegada a Huelva, a formação portuguesa foi confrontada com uma penalização, em peso, para o Porsche 992 GT3 Cup da dupla André Fernandes e Dylan Pereira. Justificação dada pela organização da competição? O facto de Dylan Pereira ser um piloto Gold na classificação FIA. Assim sendo, a AF & VMotorsportcomeçou esta segunda jornada a atirar pela janela a afinação de base trazida da Povoa de Lanhoso, recomeçando tudo de novo.

Foi, assim, um fim de semana difícil para a AF & VMotorsport. Em primeiro lugar pelo muito calor que se fez sentir no Circuito de Monteblanco. Em segundo lugar pela necessidade de ajustar de forma contínua o Porsche 992 GT3 Cup. Felizmente que a experiência acumulada por Luís Veloso e pela AF & VMotorsportcom o mais recente modelo da casa de Weissach permitiu encontrar de forma célere as melhores afinações do Porsche carregado com mais 20 kg para o traçado andaluz.

A tudo isto juntou-se, ainda, um handicap de 10 segundos pela vitória conquistada na corrida Endurance da primeira jornada disputada no Autódromo Internacional do Algarve. Ou seja, a dupla André Fernandes e Dylan Pereira esteve, na corrida Endurance, 130 segundos parada para a troca de piloto.

Apesar de todas estas peripécias, a dupla André Fernandes e Dylan Pereira dominaram esta segunda jornada da Porsche Sprint Challenge Ibérica. O piloto português radicado nos Estados Unidos da América cumpriu a primeira sessão de qualificação e ficou na quarta posição da grelha de partida e segundo lugar na categoria AM. Já o luxemburguês não fez as coisas pela metade: assinou a “pole position” e a primeira posição na categoria ProAM.

André Fernandes arrancou muito bem, mas algumas cautelas acabaram por atrasar um pouco a sua progressão. Recuperou, mas faltaram voltas para regressar ao quarto lugar que ficou a milésimas de ser reconquistado. Acabou em terceiro da categoria AM.

Saindo da “pole position”, Dylan Pereira não deu chances a ninguém e somente um “Safety Car” deixou as coisas mais animadas. O piloto da AF & VMotorsport celebrou a primeira vitória da época em corridas Sprint da Porsche Sprint Challenge Ibérica e venceu, claro, a categoria ProAM.

A corrida Endurance foi, igualmente, ganha pela dupla André Fernandes e Dylan Pereira. Foi o primeiro que começou a prova e esteve em excelente nível ao deixar o Porsche 992 GT3 Cup da AF & VMotorsport perto dos primeiros lugares. Era essa a estratégia da equipa e que foi cumprida à risca e com qualidade por André Fernandes. 

Depois, entrou no carro Dylan Pereira que, paulatinamente, encurtou distância para o líder e a poucas voltas do final passou para a frente e foi-se embora, cruzando a linha de meta com uma generosa vantagem para os adversários. Tudo isto apesar do lastro e do handicap na paragem nas boxes.

O fim de semana de José Barros e de Nuno Batista começou bem com uma excelente qualificação para a primeira corrida com Barros a reclamar o terceiro posto e um lugar na segunda fila da grelha de partida. Para a segunda corrida, Nuno Batista ficou com a quinta posição da grelha. 

Nas corridas, José Barros foi terceiro a primeira manga ficando em segundo lugar da categoria ProAM. Na segunda corrida, Nuno Batista ficou com a quinta posição da geral e segundo da categoria AM. 

Já na Endurance, tudo correu pior. José Barros tentou uma ultrapassagem a um adversário no final da reta da meta do Circuito de Monteblanco que acabou com um toque lateral que furou um pneu do Porsche 992 GT3 Cup da AF & VMotorsport. Nuno Batista ainda regressou à pista, mas muito atrasado.

Luís Veloso, responsável da AF & V Motorsport: “Muito feliz com este fim de semana de corridas quase perfeito. Grandes vitórias do Dylan Pereira e do André Fernandes que, devo dizer, está cada vez mais rápido aproveitando a companhia do Dylan (Fernandes) para evoluir de forma absolutamente espantosa. E tudo isto depois de recebermos uma penalização em peso de 20 kg porque o Dylan Pereira é piloto Gold na FIA… Enfim, tivemos de ajustar e trabalhar duro na afinação do carro, mas a AF & VMotorsport esteve, uma vez mais, à altura dos acontecimentos. Pena que o fim de semana do José Barros e do Nuno Batista tenha acabado da pior maneira, mas são coisas das corridas. Ficam mais duas vitórias para o palmarés desta recente formação que tem tudo para ser um enorme sucesso. Pelo menos estamos todos a trabalhar para isso!”