Skip to main content
Março 31, 2025

Veloso Motorsport entra a ganhar no Campeonato de Espanha de GT com Carlos Vieira e Miguel Lobo 

  • Ao volante do Porsche 992 GT3 Cup da Veloso Motorsport, Carlos Vieira e Miguel Lobo conseguiram um quarto lugar na primeira corrida e a vitória na segunda manga
  • Jean-Roch Piat levou o segundo Porsche 992 GT3 Cup da Veloso Motorsport até ao Top 10 da categoria com duas corridas sólidas e sem percalços
  • O regresso da Veloso Motorsport a Espanha e ao renovado Campeonato de Espanha de GT adicionou mais uma linha de sucesso ao palmarés da equipa de Luís Veloso

A primeira jornada do Campeonato de Espanha de GT decorreu este fim de semana no Circuito Motorland em Aragon e a Veloso Motorsport esteve presente com dois Porsche 992 GT3 Cup entregues a Carlos Vieira e Miguel Lobo e a Jean-Roch Piat. 

Ainda à procura de entrosamento com a nova montada, Carlos Vieira e Miguel Lobo usaram os treinos livres para melhorar a afinação do Porsche 992 GT3 Cup, entrando na qualificação ainda sem a habituação necessária ao competitivo carro. O mesmo sucedeu a Jean-Roch Piat, embora o francês estivesse em melhor posição, pois, já tinha competido com o novo carro da Veloso Motorsport.

Contas feitas, Carlos Vieira foi quinto na primeira sessão cronometrada ao passo que Miguel Lobo encontrou melhores condições e colocou o Porsche com as cores da Pocargil e da Nobrand, preparado pela Veloso Motorsport, na primeira fila da grelha para a segunda corrida. Jean-Roch Piat saiu de nono para a primeira corrida e de oitavo na segunda manga.

A história da primeira corrida conta-se através das penalizações por excesso de utilização dos limites de pista. A dupla Carlos Vieira e Miguel Lobo recuperou de forma espetacular e estava a caminho de um pódio quando cinco segundos de penalização foram somados ao tempo final. Isso atirou o Porsche 992 GT3 Cup da Veloso Motorsport para a quarta posição, mostrando-se as curvas 5 e 9 como madrastas para a dupla da equipa de Luís Veloso.

Totalmente diferente, a segunda corrida começou com Miguel Lobo ao volante. O piloto da Veloso Motorsport perdeu uma posição após o arranque, mas manteve atrás de si dois pilotos demasiado aguerridos. Sabendo do menor handicap de paragem nas boxes, Lobo foi mantendo uma distância recuperável para a primeira posição e quando foi atacado – algumas vezes por fora da pista! – percebeu que iria haver penalizações e recusou envolver-se em escaramuças que poderiam prejudicar o resultado.

Quando entrou nas boxes para entregar o Porsche da Veloso Motorsport a Carlos Vieira estava na quinta posição. Independentemente das penalizações ou do menor handicap nas boxes, Carlos Vieira saiu para a pista determinado em corrigir o que tinha sucedido na primeira manga. Sem adversários ou retardatários à sua frente, o piloto Campeão de Portugal de Velocidade e de Ralis, imprimiu um ritmo fortíssimo.

Confortável com o Porsche 992 GT3 Cup da Veloso Motorsport, Carlos Vieira apanhou o líder da corrida e, com paciência e inteligência, esperou o melhor momento e concretizou uma espetacular ultrapassagem a Jaume Font num local onde o catalão não esperava. Conquistado o primeiro lugar, o piloto da Veloso Motorsport limitou-se a levar o carro até final sem cair na armadilha dos limites de pista.

Estava concretizada a primeira vitória da temporada no Campeonato de Espanha de GT para Carlos Vieira e Miguel Lobo, cumprindo desde já um dos objetivos da temporada da dupla de pilotos da Veloso Motorsport: vencer corridas.

Jean-Roch Piat também cumpriu os seus objetivos e, sem problemas ou dificuldades com os limites de pista, terminou a primeira corrida na 9ª posição, conquistando um excelente 7º lugar na segunda manga. No final, o “gentleman driver” da Veloso Motorsport mostrava-se satisfeito com a sua prestação no fim de semana de Aragon.

A próxima jornada do Campeonato de Espanha de GT será realizada nos dias 2 a 4 de maio no Circuito de Navarra, antes da deslocação ao Autódromo Internacional do Algarve nos dias 6 a 8 de junho.

Luís Veloso, CEO Veloso Motorsport: “Mais um fim de semana de corridas corolado de sucesso com a excelente vitória do Carlos (Vieira) e do Miguel (Lobo), provando que são uma dupla muito equilibrada e competitiva. E não fosse a penalização da primeira corrida e trazíamos para Portugal dois pódios e uma vitória. Foi um excelente arranque de campeonato para a nossa equipa, mas sabemos que ainda temos de trabalhar mais no carro, usando a experiência acumulada nos últimos anos com este 992 GT3 Cup. Quanto ao Jean-Roch (Piat), cumpriu à risca o plano traçado, divertiu-se e ainda trouxe dois Top 10 à geral. Em suma, foi um excelente fim de semana para a Veloso Motorsport e para os seus pilotos o que me deixa particularmente feliz, pois, ficou evidente que somos uma equipa ganhadora e que pode oferecer condições de sucesso a qualquer projeto como sucede com o Carlos Vieira e o Miguel Lobo.”