Skip to main content
Novembro 26, 2024

Veloso Motorsport com fim de semana aziago no encerramento do Campeonato de Espanha de GT

  • A Veloso Motorsport foi até Barcelona para o fim do Campeonato de Espanha de GT com amplas expectativas em termos de resultados
  • Os resultados apurados acabaram por não irem ao encontro do esperado pela equipa e pelos pilotos, terminando a prova apenas um carro.
  • Jean-Roch Piat não participou na corrida e a dupla José Barros e Mariano Pires abandonaram a corrida a seis voltas do final devido a um toque de um adversário.
  • Pedro e José Maria Marreiros terminaram a derradeira jornada do Campeonato de Espanha de GT no sétimo lugar da geral, quinto da categoria GTC.

O Campeonato de Espanha de GT (CER-GT) correu o pano sobre a temporada 2024 com uma prova de verdadeira endurance disputada no Circuito Barcelona – Catalunha no passado fim de semana. Com duas horas, mais uma volta, de duração, esta derradeira jornada da competição espanhola contou com a presença da Veloso Motorsport. A formação de Luís Veloso inscreveu três carros, um Porsche 991.1 GT3 Cup para Jean-Roch Piat, e dois Porsche 992 GT3 Cup para Pedro e José Maria Marreiros e para a inédita dupla José Barros e Mariano Pires.

Este último piloto uniu-se a José Barros para esta última prova do CER-GT para ajudar o piloto da Veloso Motorsporta terminar da melhor maneira a competição. Vencedor do Troféu Kia Picanto, exatamente com a formação da Póvoa do Lanhoso, Mariano Pires voltou aos carros da categoria GT, emprestando o seu talento à causa de José Barros.

E a verdade é que depois de um Top 5 nas qualificações, José Barros e Mariano Pires foram protagonistas de uma corrida muito atribulada com nada menos de cinco “Safety Car”, quebrando, naturalmente, o ritmo da prova. 

Apesar disso, o Porsche 992 GT3 Cup da Veloso Motorsport andou em posições de pódio durante grande parte da prova, rodando, mesmo, no segundo lugar de forma consistente. Infelizmente, a seis voltas do final, o Porsche foi abalroado, somando a isso uma saída de pista. Os danos provocados foram suficientes para o abandono a seis voltas do final da prova, quando José Barros e Mariano Pires estavam no segundo lugar da geral.

Por outro lado, Jean-Roch Piat, apesar de inscrito, acabou por não participar no último fim de semana do Campeonato de Espanha de GT. Um final de temporada aziaga para o “gentleman driver” da Veloso Motorsport. ´

Ficou, assim, o Porsche 992 GT3 Cup da dupla de pai e filho, Pedro e José Maria Marreiros como único representante da Veloso Motorsport na classificação final desta última jornada do CER-GT. A inédita dupla de pilotos esteve, consistentemente, no Top 10 da corrida, com um enorme equilíbrio em termos de andamento entre pai e filho. O sétimo lugar final premeia essa regularidade e ficou como o único resultado alcançado pela Veloso Motorsport nesta derradeira prova do CER-GT.

Luís Veloso – “O desporto motorizado é assim mesmo, não é justo nem sequer amigo de quem tanto o ama. O José Barros e o Mariano Pires fizeram um excelente trabalho, poderiam ter estado a lutar pela vitória com a certeza de um pódio, mas o José Barros foi abalroado por um adversário e acabou fora de pista e da corrida a seis voltas do final. Depois da saída do Jean-Roch Piat, ficou o Porsche do Pedro e do José Maria Marreiros que, com tranquilidade, cumpriram a prova com distinção, terminado a prova num excelente sétimo lugar, juntando um Top5 na categoria GTC. Não foi, claro, o fim de semana que desejávamos, mas ainda assim temos de retirar pontos positivos desta participação no Campeonato de Espanha de GT, deixando uma mensagem clara de profissionalismo e qualidade para todos os que queiram participar em competições além-fronteiras com a Veloso Motorsport em 2025.”

Calendário Campeonato CER-GT

06 – 07 abril – Portimão
11 – 12 maio – Jarama
08 – 09 junho – Navarra
13 – 14 julho – Aragón
31 agosto -01 setembro – Monteblanco
05 – 06 outubro – Valencia
23 – 24 novembro – Barcelona