Veloso Motorsport e José Barros levam cores de Portugal à vitória no Campeonato de Espanha de GT
A Veloso Motorsport esteve presente na quarta jornada do Campeonato de Espanha de GT (CER-GT) disputada este fim de semana no Circuito de Monteblanco. Num traçado desconhecido para a maioria dos pilotos e das equipas, composto por 15 curvas espalhadas por um perímetro de 3926,4 metros, a equipa liderada por Luís Veloso voltou a mostrar a sua qualidade ao entregar a José Barros um carro afinado na perfeição para o exigente circuito andaluz (localizado em Huelva, paredes meias com Portugal).
O jovem piloto da Veloso Motorsport já tinha mostrado todo o seu talento ao volante do Porsche 991.2 GT3 Cup e a estreia da mais recente versão do Porsche 911 GT3 Cup (o 992) na jornada anterior disputada no Circuito Motorland/Aragon deixou claro que a primeira vitória de José Barros estava ao virar da esquina.
Depois de duas sessões de qualificação onde rubricou o quarto e o terceiro tempo, respetivamente nas primeira e segunda sessões, José Barros entrou na primeira corrida com naturais cautelas. Aumentando o ritmo volta a volta, parou nas boxes tendo de cumprir um “handicap” de 80+15 segundos (total de 95 segundos parado nas boxes). A partir dai encetou o ataque ao primeiro lugar.
Faltaram voltas para que José Barros completasse esse objetivo. Chegou ao segundo lugar a dez voltas do final e terminou a corrida no segundo posto a pouco mais de três segundos do vencedor. O ritmo imposto pelo piloto da Veloso Motorsport merecia a primeira posição.
Saído da segunda fila da grelha de partida para a segunda corrida, debaixo de um calor abrasador, José Barros mostrou todo o seu talento e fibra de campeão. Com um arranque excelente, travou mais tarde na difícil primeira curva do traçado de Monteblanco e na segunda curva, o piloto da Veloso Motorsport concretizou a passagem para o primeiro lugar.
Posição da qual já não saiu ao longo da prova, exceção feita à paragem obrigatória nas boxes onde foi forçado a cumprir uma paragem de 110 segundos (80 segundos de paragem mais 30 segundos de “handicap”). Mas nem todo esse tempo parado nas boxes e um toque de um adversário impediu a primeira vitória de José Barros no Campeonato de Espanha de GT.
Mais uma vitória para o recheado palmarés da Veloso Motorsport que, uma vez mais, foi o veículo para que mais um jovem piloto se imponha no cenário internacional. O talento de José Barros ficou evidente na Porsche Sprint Challenge Ibérica, sublinhado agora neste CER-GT.
Jean-Roch Piat (Porsche 991.1 GT3 Cup) acabou por não ser feliz no fim de semana do Circuito de Monteblanco. Depois de rubricar um excelente 9º tempo nas duas sessões de qualificação, o piloto da Veloso Motosport conheceu problemas técnicos que o arredaram da primeira corrida onde não participou. Na segunda manga, apesar de todos os esforços da equipa de Luís Veloso, os problemas técnicos mantiveram-se e o “gentleman driver” não consegui fazer mais de sete voltas, abandonando a corrida.
A próxima jornada do Campeonato de Espanha de GT (CER-GT) realiza-se no Circuito de Valência entre os dias 4 e 5 de outubro.
Luis Veloso, CEO da Veloso Motorsport: “Muito feliz no final de mais um fim de semana de corridas em Espanha onde levámos bem alto o nome de Portugal com um jovem talentoso como o José Barros. Sabíamos a pérola que tínhamos entre mãos e como disse anteriormente tinha toda a confiança neste talentoso piloto. Mais uma vez, a Veloso. Motorsport oferece à velocidade mais um talento que promete não ficar por aqui. O José Barros fez o seu caminho, estreou um carro de última geração na jornada anterior do CER-GT e à segunda corrida com o carro… vence! É um enorme orgulho para mim e para a minha equipa ter um piloto deste calibre na nossa formação e claro que vamos continuar a trabalhar para que mais vitórias surjam para ele e para a Veloso Motorsport. Esta vitória é um sinal claro da qualidade da equipa, pois num circuito desconhecido para a maioria, entregámos um carro afinado na perfeição a um piloto que onde o conhecimento da pista não era vantagem, mostrou o que vale. Palavra de conforto para o Jean-Roch Piat que acabou por não espelhar nas corridas a excelente performance que mostrou nos treinos cronometrados. O desporto automóvel é mesmo assim, há que olhar em frente e pensar já na próxima jornada.”
Calendário Campeonato CER-GT
06 – 07 abril – Portimão
11 – 12 maio – Jarama
08 – 09 junho – Navarra
13 – 14 julho – Aragón
31 agosto -01 setembro – Monteblanco
05 – 06 outubro – Valencia
23 – 24 novembro – Barcelona